simple summer sewing

junho 23, 2016

 

Chegou o Verão.
Por aqui tenho passado muito tempo perto da máquina de costura. Uma espécie de uso abusivo para me preparar para uns longos meses de ausência (falta menos de um ano para defender doutoramento. devia estar em pânico. devia estar completamente em pânico!...).

Passei as últimas duas semanas em casa, a tentar descansar o mais possível. Depois de longas semanas ora com febre ora com dores musculares absurdas, depois de tantos raios-x e análises ao sangue, chegou o diagnóstico. Tenho mononucleose infecciosa, o que significa que não há muito a fazer à excepção de dar tempo ao meu corpo para recuperar. Tenho estado sempre por casa, e permito-me costurar um bocadinho quase todos os dias :) Faz-me sem dúvida bem à alma.

Estes foram dias de muitos projectos começados e alguns acabados... Descobri que preciso chegar ao ponto em que percebo como vai ficar o que estou a fazer, mas que quando percebo, e especialmente se estou a fazer algo que não vamos vestir no imediato, consigo deixar esse projecto de lado e deixar todos os acabamentos para "mais tarde"...

Tive um dia meio estranho aqui pelo meio, a sentir que as minhas costuras não vão a lugar algum e que nem nas coisas mais simples consigo fazer algo 100% perfeito... Resolvi essa falta de motivação com uma série de projectos ainda mais simples: costurei seis! almofadas (que é como quem diz, capas de almofadas) para a mm (quatro delas usando panos de cozinha que ela tinha comprado na zara home, já com o intuito de serem usados como almofadas): poderão vê-las em breve na Casa de Janeiro. Fiz finalmente uma almofada para a X. com um tecido que ela tinha escolhido do meu stock: um tecido (que na verdade, também era um pano de cozinha) da Orla Kiely, um verdadeiro achado algures por Barcelos, que infelizmente era exemplar único.


Depois das almofadas, voltou a coragem para voltar à roupa de criança: aquilo que mais gosto de costurar. Queria costurar algo para a Clarinha, a filha de uma amiga que tem um ano a menos que a Olívia. O tecido estava já escolhido, era a double gauze japonesa comprada na Maçãs d'Amor, que já tinha usado aqui. O desafio estava em escolher o molde certo para a quantidade de tecido que me restava...

Optei por um saudade sundress, o mesmo molde com o qual fiz um vestido que a Olívia se fartou de usar no verão passado. Tive que alterar um bocadinho as dimensões da saia, ou seria impossível fazê-lo com as dimensões do meu tecido. Foi bem engraçado repetir um molde um ano depois. Um ano cheio de evoluções. Tudo foi tão mais fácil (e rápido!) agora, e o vestido ficou bem mais perfeitinho :) Este é um molde grátis, com tamanhos entre 1 e 10 anos, que recomendo. Irei certamente usá-lo mais vezes. E confesso que fiquei com muita vontade de o adaptar ao meu tamanho!...

É sempre com um misto de alegria e pena que acabo os tecidos de que gosto muito. Mas não podia estar mais contente com o resultado.


molde: saudade sundress by straight grain for sew mama sew
tamanho: 12 meses
tecido: Nani IRO field star in pink, double gauze





Gostava sinceramente de sentir que já chega de costuras, que é altura de me dedicar a 100% ao meu querido python e às minhas poeiras do deserto... Já arrumei o canto da costura, numa tentativa de não lhe tocar por agora e me dedicar a outros projectos... Vamos ver quanto tempo me consigo manter afastada, querida máquina de costura e queridos tecidos...

Mas vem aí o verão e verão neste momento rima com costura... Rima com posts novos das cose mais todos os dias, rima com projectos de costura simples (e outros mais complicados), rima com 43 anos da mana, rima com 80 anos do papá (e eu que gostava tanto de fazer umas bandeirinhas com 80 triângulos)... Rima com uma filha gira que canta "O Manel tinha uma bola". Verão neste momento rima com tudo menos com um doutoramento para ser escrito!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Força, Carla, para a doença e para o desânimo. <3 Uma não ajuda à outra... E queres saber uma coisa? Eu tenho dias desses também, dias em que questiono motivações, planos e costuras mas depois algo acontece e lá volto eu para ela, para a costura. ;-) um beijinho especial
    ps- o vestido ficou lindo, combinação perfeita entre molde e tecido!

    ResponderEliminar