feito com muito amor para o Joãozinho

dezembro 04, 2017


Nos últimos aniversários e Natais, tenho-me esforçado por oferecer coisas feitas por mim. Apesar do esforço, tenho tantos aniversários e tantas prendas para oferecer no Natal [somos 5 irmãos, tenho 7 sobrinhos do meu lado e 2 do lado do R. ... nem preciso ir mais longe ;) ] que na maior parte dos casos, a ideia não passa disso mesmo! As excepções contam-se pelos dedos [ok, uma mão não chega. não é assim tão mau, certo?]

O aniversário do Joãozinho aproximava-se e, desta vez, passei à prática sem me deixar pensar demasiado no assunto. Já tinha muitas saudades da minha máquina de costura [precisei afastar-me dela, para me conseguir dedicar a tempo mais que inteiro ao raio da minha tese de doutoramento... que parto difícil esse! mas agora que finalmente já consigo ver um fim à vista, permiti-me uma breve aproximação da minha menina máquina...]

O tecido já estava escolhido: uma malha jersey com um padrão que adoro, que comprei numa loja em Colónia, Alemanha, numa viagem de trabalho, no início do ano. Queria um molde simples (e rápido), como um tecido geométrico merece. Peguei em todas as Ottobre que tenho, e acabei por seleccionar o molde do costume: uma camisola raglan. Na verdade não foi exactamente o molde do costume, já que os tamanhos acabavam no 92, mas um molde do género, com tamanhos maiores.



molde: número 11 (Bla Bla), da Ottobre design kids spring 1/2016
tamanho: 110
tecido: Jersey Knit, Little Smilemakers Studio

Antes de cortar o tecido, cusquei as versões disponíveis no fans de Ottobre (podem ver aqui todas as partilhas de peças feitas com moldes da revista 1/2016). Acabei por visitar uma série de blogs com "Bla Blas", e ler algo sobre o risco de "pijamear" roupa (ya sabéis que hay estampados muy chulos que una vez cosidos solo veis pijamas, no?)... Continuei muito convencida que com este padrão não corria o risco de coser uma camisola que parecesse um pijama (já na camisola da malha azul com coelhos deste post, não tenho dúvidas: não podia parecer mais um pijama...), mas... a verdade é que podia ser muito bem um pijama :( :(

Usei finalmente o calcador de duplo arrasto! E que bem que correu :) Com o calcador e com os 15 mm de valores de costura que já assumi como regra para malhas, não há que recear, as costuras saem perfeitinhas! Nas bainhas usei uma agulha dupla. Nestas camisolas, tenho sempre alguns problemas com o acabamento no decote. Tenho optado por virar simplesmente o tecido para dentro, e foi o que fiz também desta vez...



O Joãozinho gostou, e eu adorei vê-lo com a camisola (ainda tem espaço para crescer, e ainda bem, que não está tempo para malhas finas). Já a Olívia, fez uma grande fita porque queria ficar com a camisola eheheheh Daqui a uns anos, recebemo-la de volta :)

[foi um fim de semana de apanha de azeitona... não liguem às nódoas na camisola dela!!]


Sobraram uns retalhos bem pequenos desta malha, mas que estão guardadinhos para combinar com outra malha e fazer uma t-shirt gira. Para a O., ou para outro dos meus sobrinhos!

You Might Also Like

1 comentários

  1. ¡Qué bonita versión de la camiseta Bla Bla! La tela es muy chula, ¡muchas gracias por enlazar en Fans de Ottobre!

    ResponderEliminar