feito com muito amor pela mamã [Quokka sweater]

março 14, 2019


Não tenho muita experiência com tricot... Quando descobri a Quokka sweater, uma camisola que inclui uma calculadora online, para adaptar as instruções a qualquer fio* e a qualquer tamanho**, não tive que pensar muito no assunto e comprei imediatamente o molde :)

* desde que a relação entre a largura e o comprimento da amostra esteja numa determinada gama
** entre os 3 meses e os 14 anos

Hoje mostro-vos a primeira camisola Quokka que fiz. O fio é uma lã da burel (portuguesa, pois claro!). Há uns tempos passei pela loja da Burel no Porto, e vi-os lá, uns cones de fio muito fininho, em cores muito bonitas. Fiquei curiosa mas um bocadinho assustada com um fio tão fininho. E, numa feliz coincidência, uma das primeiras camisolas Quokka que vi era feita com um fio fininho também, usando dois fios em simultâneo. Tratei da encomenda de lã da burel (perdi a cabeça!! Tenho sei lá quantos quilos de lã em casa... Mas achei que tinha que aproveitar, já que os portes de envio não eram muito baratos...) e pus mãos à obra.

Fiz a amostra da lã, pus o número de malhas que corresponde a um quadrado 10cm x 10cm, as medidas inventadas da Olívia no futuro (eheheh), et voilà: saem instruções.  Fiz primeiro as costas e, como tanto amarelo torrado afinal não me estava a convencer a 100%, decidi depois inovar. Tricotei o bolso usando duas cores e um padrão "aleatório" que descobri no ravelry.

Se não tenho muita experiência com tricot, experiência com duas cores nem se fala! Não sei bem como aconteceu, devo ter-me desleixado com a tensão do fio ali nalgumas carreiras, que o bolso ficou um bocadinho repuxado.... Mas decidi não desmanchar e assumir que a minha camisola tem algumas imperfeições...

A ideia era usar também um bocadinho de branco nas mangas, mas acabei por fazê-las todas amarelas. E estou muito contente com o resultado. Acima de tudo, fico mesmo contente que a tenha terminado enquanto ainda serve à miss O. Fica-lhe muito bem! Sei que devia ter umas fotos decentes da camisola vestida, mas a minha filha ultimamente esquiva-se sempre às fotos :(


Com esta camisola, aprendi finalmente a coser em tricot. Eu achava que não gostava de coser as várias peças, mas agora percebi que era porque não sabia coser... Desta vez, aproveitei mesmo o processo. E tenho que dizer que ficou muito perfeitinho! Testei dois métodos diferentes, e tenho cada lado da camisola cosido de sua maneira... Este foi o que mais gostei.

O molde? Vai ser repetido com certeza. A próxima versão era para ser em tamanho mini :) :) mas como a mini não para de crescer e ainda nem comecei, o mais certo (e mais seguro) é não ser em tamanho assim tão mini :) ando a pensar numa versão às riscas amarelas e brancas, para combinar com a da mana mais velha!


update no inverno seguinte (dez 2019):

A camisola ainda serve à Olívia. Gosto tanto tanto de a ver com ela.
Não houve nenhuma versão mini. À velocidade a que estas crias crescem, parece-me que o melhor mesmo é fazer uma versão maxi às riscas amarelas e brancas, para servir à mana mais velha quando esta camisola servir à mana mais nova.


You Might Also Like

0 comentários